A Governadora do Huambo, Lotti Nolika, afirmou, esta quarta-feira [04.10.2023], durante o encontro de apresentação geral da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) realizado no quadro da visita da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ao Planalto Central, que apesar da conjuntura actual do país, a província está a seguir os caminhos do desenvolvimento económico e social.
Lotti Nolika sublinhou a firmeza do governo local em servir e trabalhar para o desenvolvimento socioeconómico e na resolução dos problemas da população, e referiu que as acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) encontram-se, igualmente, encaminhadas, embora com algumas dificuldades, mas com um grau de execução de 78 por cento.
Independentemente disso, prosseguiu, a província tem infraestruturas em fase de acabamento, com realce para os centros de Formação de Jornalistas (CEFJOR) e de Formação Tecnológica (CINFOTEC).
A governadora manifestou a intenção do Huambo candidatar-se a um centro da formação profissional, numa altura em que decorrem, também, as obras do Centro Cultural, depois de paradas por muito tempo. Lotti Nolika informou que quase todos os hospitais estão com problemas de ambulância, enquanto na educação a província debate-se com um défice de professores e infraestruturas.
Uma das grandes preocupações, referiu, tem que ver com a nascente do rio Cunene, no quadro da exploração mineira, pois alguns empresários não têm poupado os locais desta natureza, constituindo um perigo muito grande, inclusive para o projecto do Cafu.
Face à situação, a governante solicitou a monitoria da Vice-Presidente, para que as empresas exploradoras, embora, credenciadas, tenham o cuidado de ver onde podem explorar os mineiros. Sobre a visita da Vice-Presidente, disse acreditar em boas perspectivas para a melhoria das instituições do Ensino Superior no Huambo.
A Vice-Presidente da República chegou esta quarta-feira [04.10.2023] na Província do Huambo, com uma agenda de trabalho de três dias, que inclui visitas ao Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), ao Hospital Municipal do Huambo, à Feira das Meninas e Mulheres na Ciência, um encontro com a classe académica e uma deslocação ao Município do Cachiungo, entre outras actividades.
Fonte: Angop